A data a ser comemorada marca o nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. O Dia Nacional do Forró foi instituído, em 06 de setembro de 2005, pela Lei nº 11.176, sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a partir de um projeto de autoria da Deputada Federal Luiza Erundina (PSB/SP).
O Rei do Baião
Luiz Gonzaga foi um dos principais divulgadores do forró pelo Brasil. Depois de deixar a pequena Exu, cidade localizada no meio do sertão pernambucano, mostrou ao país, com sua sanfona 120 baixos, como se dança o baião. Autêntico representante da cultura nordestina, manteve-se fiel às suas origens e acabou se tornando um ícone da música brasileira.
Graças a ele, hoje, o forró é conhecido em todo o mundo. Mesmo após sua morte, em 1989, jovens brasileiros continuam a seguir o legado deixado pelo Rei do Baião, surgindo, então, o movimento do forró pé-de-serra, representado por bandas que resgatam as raízes do gênero.
A canção mais conhecida da carreira de Luiz Gonzaga é Asa Branca, que compôs em parceria com o advogado cearense Humberto Teixeira, no ano de 1947.
Uma curiosidade é que Juiz de Fora tem lugar nesta história. O Rei do Baião morou na cidade na década de 30, onde serviu ao Exército Brasileiro, aprendendo, aqui, com seu amigo Domingos Ambrósio, alguns segredos do acordeão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário